A maior empresa de internet do mundo está voltando sua atenção para os corações dos seus usuários. A Google Life Sciences, um grupo de pesquisa está criando um projeto de US $ 50 milhões para encontrar novas maneiras de combater doenças cardíacas em parceria com a American Heart Association.

 

Se levarmos em conta apenas metade do que a associação do coração vai receber, US $ 25 milhões ao longo de cinco anos, isto já é o maior investimento em pesquisa neste campo da história. Para o Google, o seu mais recente empreendimento em biomédica irá juntar-se à diverso outros projetos como o carro autônomo, lentes de contato que monitoram-açúcar no sangue para diabéticos e pulseiras de monitoramento de saúde.

 

A doença cardíaca é o maior assassino de topo do mundo, um problema perturbador e não convencional, do qual sabemos muito pouco. Para Andy Conrad, presidente-executivo do Google Life Sciences, o progresso tem sido lento e "devemos sacudir um pouco este problema".

 

Além de dinheiro, o Google tem ferramentas tecnológicas para oferecer, como sensores para monitorar a saúde das pessoas "em estado natural", ao contrário de apenas quando vão aos médicos, gerando enormes fontes para a análise de dados. A empresa está apontando para uma cura, disse Conrad. Não há nenhuma garantia de sucesso, mas "a única coisa que posso prometer é que vamos tentar mais."

 

No início do próximo ano, durante o dia dos namorados, uma equipe do Google e da associação do coração estão com a esperança de escolher um novo líder para o projeto, que pode ser um cardiologista, uma enfermeira ou "um adolescente de Wisconsin", dependendo das habilidades e idéias que essa pessoa pode trazer para a mesa. A equipe está à procura de "um dissidente, um milagre", alguém que possa realmente trazer propostas inovadoras.

 

O empreendimento "realmente nos permite pensar sobre o problema, fazendo a pesquisa de uma maneira diferente", disse o Dr. Robert Harrington, presidente da Escola de Medicina da Universidade de Stanford e membro do conselho da associação do coração. A pesquisa tradicional trouxe apenas melhorias incrementais no tratamento de doenças do coração.

 

Fonte: Abradilan